domingo, 2 de abril de 2017

Servidores

Em resumo, um servidor é, basicamente, um computador mais potente do que seu desktop comum. Ele foi desenvolvido especificamente para transmitir informações e fornecer produtos de software a outros computadores que estiverem conectados a ele por uma rede. Os servidores têm o hardware para gerenciar o funcionamento em rede wireless e por cabo Ethernet, normalmente através de um roteador.
Eles foram desenvolvidos para lidar com cargas de trabalho mais pesadas e com mais aplicativos, aproveitando a vantagem de um hardware específico para aumentar a produtividade e reduzir o tempo de inatividade.
Os servidores também oferecem ferramentas de gerenciamento remoto, o que significa que um membro da equipe de TI pode verificar o uso e diagnosticar problemas de outro local. Isso também significa que você pode executar manutenções de rotina, como adicionar novos usuários ou alterar senhas.

Quando se precisa de um servidor?
·         Você está usando dois ou mais computadores em sua empresa?
Armazenando e organizando os dados em um local central, você poderá acessar e compartilhar arquivos com facilidade e gerenciar informações de negócios com mais eficiência.

·         Você tem uma força de trabalho móvel?
Empresas que têm uma força de trabalho móvel (funcionários que trabalham de casa ou viajam com frequência) certamente precisam de um servidor. Seus funcionários podem se conectar remotamente à rede da empresa e acessar informações e recursos onde quer que estejam.

·         Seus funcionários compartilham documentos entre vários computadores?
Em caso afirmativo, você corre o risco de perder arquivos importantes, além de ter várias versões de documentos essenciais. Os servidores fornecem um local centralizado para armazenar e organizar documentos importantes.

Um servidor pode ajudar você a organizar os dados e a proteger seus negócios contra perda ou danos de arquivos. Você pode fazer backup das informações do servidor para um sistema de backup e de recuperação dedicado. Assim, se alguns dos dados importantes de sua empresa forem acidentalmente excluídos, perdidos ou roubados, você poderá ter certeza de que seus arquivos estarão seguros no backup e que você poderá restaurá-los novamente. Com vários discos rígidos em um servidor e com seus sistemas de backup, você pode ter certeza de que falhas no disco rígido não apagarão seu sistema novamente.
Um servidor permite que você gerencie e desenvolva seu próprio site, podendo administrar seus negócios com mais facilidade. Eles também permitem que todos no seu escritório tenham acesso a esses periféricos. E mais, os servidores transferem a carga de seu computador local e colocam as tarefas em filas para impressão ou para serem enviadas por fax.

Os principais sistemas operacionais para servidores são da Microsoft e do Linux, sem contar alguns Unix-Like, tais como FreeBSD e Solaris.

Sistemas Operacionais para Servidores Windows:
● Windows 2000 Server;
● Windows Server 2003;
● Windows Server 2008 R2;
● Windows Server 2012.

Sistemas Operacionais para Servidores Linux:
● Mandriva Enterprise Server 5;
● Ubuntu Server;
● Debian;
● Red Hat Enterprise 6 Linux;

● CentOS Server, entre outros.

Referências


http://pt.slideshare.net/luizpicolo/slide-sistemas-operacionais-para-servidores
http://www.cafw.ufsm.br/~roberto/wp-content/uploads/2010/08/so-capitulo-1.pdf
http://www.racker.com.br/artigos/top-7-sistemas-operacionais-de-servidores

Nenhum comentário:

Postar um comentário