segunda-feira, 25 de abril de 2016

As Pirâmides do Egito Antigo

As pirâmides do Egito foram as maiores construções humanas por milhares de anos, inspirando perguntas como: qual era sua função? O que há dentro? Como foram construídas? Os fundamentos se encontram na cultura e religião da época.
Os egípcios eram politeístas, ou seja, cultuavam vários deuses. Também acreditavam na magia e na vida após a morte. Para ser recebido, o morto teria seu coração pesado em comparação com a Pena da Verdade, e seu destino julgado conforme os atos em vida. Os faraós, seus parentes e alguns sacerdotes, por outro lado, ressuscitariam em certo tempo, no mesmo corpo de quando vivo. A mumificação servia para eternizar o corpo, de forma que estivesse em bom estado quando a alma retornar. Uma vez ressuscitado, o faraó teria consigo todos os seus pertences, queridos, até animais de estimação e alimento consigo, no interior da pirâmide. Há teorias que afirmem que a construção também fosse utilizada como templo religioso, visto que sua forma representava a luz do Sol, Rá, rei dos deuses.
As primeiras estruturas funerárias dos egípcios não passavam de pequenos montes de areia sobre o local onde o corpo era enterrado. O monte representava o primeiro espaço de terra  firme que surgiu, conforme suas crenças, um símbolo da vida. As técnicas foram aprimoradas, até surgirem as mastabas: estruturas de base retangular e a superfície superior plana, construída com tijolos de argila. A mastaba protegia uma câmara subterrânea, onde ficava  o túmulo e pertences pessoais.
A primeira pirâmide de pedra veio muito tempo depois, e no lugar de superfícies lisas, possui degraus. Composta por seis mastabas empilhadas, ela foi erguida às ordens do faraó Djoser por Imhotep, que é considerado hoje o primeiro arquiteto a trabalhar em rocha. Grande matemático, passou a ser adorado na época tanto quanto o faraó, devido ao seu feito, que inspirou os faraós seguintes a criarem pirâmides cada vez mais fantásticas. Seu legado sobrevive até hoje nos grandes arranha-céus e outros monumentos impressionantes. A pirâmide então passou a simbolizar o poder e status do faraó, se tornando uma preocupação para os mesmos ainda jovens e investimentos imensos foram feitos.
Foram encontradas mais de 80 pirâmides pelo Egito, entretanto as maiores, mais imponentes e em melhor estado estão localizadas em Gizé. Foram construídas aos faraós Quéops, Quéfren e Miquerino, (pai, filho e neto, respectivamente). A maior delas é a de Quéops, e até hoje é o monumento mais pesado já criado pelo ser humano. Seu sucessor construiu também a Esfinge e um templo nas proximidades, apesar da sua pirâmide ser menor. Miquerino construiu sua pirâmide ainda menor que a de Quéfren, mas investiu na aparência externa, revestindo de um material mais nobre do que o calcário.
Devido ao fato de que as pirâmides eram faróis para ladrões, os antigos egípcios abandonaram a prática após isso. Outro fator de influência era a despesa. Passaram então a abrigar os faraós, seus pertences e amados em catacumbas que simulavam ao máximo a paisagem natural, como esconderijo, em um local hoje chamado Vale dos Reis. Contudo, até hoje, eles conquistaram seu objetivo de eternizar e encantar com as pirâmides.

Referências

Documentário: Egito Revelado, episódio Os Segredos das Pirâmides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário